Apollo IE quer conquistar o trono dos híper desportivos

Não, não é a nova "bomba" do Batman. Se bem que este hipercarro "ficava mesmo a matar" nas ruas de Gotham City. É a mais recente criação da Apollo Automobili e chama-se IE, de "Intensa Emozione". E o nome não lhe podia "assentar" melhor.

Criado pelo mesmo grupo de pessoas que nos trouxe o Gumpert Apollo – entretanto a empresa foi comprada pela Ideal Team Venture, que também é dona da De Tomaso -, este Apollo IE tem tudo o que um hipercarro deve ter: velocidade, potência, aerodinâmica e claro, um "look" que não passa despercebido em lugar nenhum no mundo.

E é por aí que vamos começar, porque olhar para este Apollo IE é olhar para uma criação desenhada e construída a pensar na aerodinâmica e no fluxo do ar, quase como se tivesse sido o próprio vento a moldar esta carroçaria.

As asas e os vários apoios aerodinâmicos conferem-lhe o "look" dramático que se exige a qualquer híper-desportivo, mas estão longe de ser "apêndices" meramente estéticos, garantindo a este Apollo um fluxo aerodinâmico "gigantesco", capaz de produzir uma força descendente na ordem dos 1360 quilos aos 300 km/h.

Avançando para o motor, este hipercarro é alimentado por um bloco V12 naturalmente aspirado (sem turbos, sem "ajudas" eléctricas) de 6.3 litros – acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades - que debita 780 cv de potência e 760 Nm de binário máximo. Este bloco é exclusivo mas foi desenvolvido a partir de um V12 de 6.3 litros da Ferrari, concretamente o que a mara do "Cavallino Rampante" usa no F12 Berlinetta.

Ainda assim, este motor foi completamente redesenhado pela "Autotecnica Motori" e juntamente com o facto deste Apollo IE pesar apenas 1250 quilos – toda a estrutura (monocoque) é em fibra de carbono -, permite que este "Intensa Emozione" passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,7 segundos, antes de atingir a velocidade máxima fixada nos 335 km/h.

Recorde-se que o compartimento do motor está coberto com folha de ouro – um óptimo isolador térmico – e o escape (triplo) foi impresso em três dimensões e depois cortado com um laser. A suspensão é inspirada no mundo da Fórmula 1 e é completamente ajustável e os pneus são carbocerâmicos e contam com "assinatura" da Brembo.

Criado a pensar para ser uma "máquina" de pista, este Apollo IE não dispensa as "mordomias" do dia-a-dia, ainda que o habitáculo pareça "roubado" a uma nave espacial. Destacamos o display de alta resolução de 12 polegadas, um display de cinco polegadas montado no tejadilho para controlar o ar condicionado e as luzes ambiente, um painel de instrumentos digital e claro, um volante de encaixe/desencaixe rápido e bancos desportivos com arnês de seis pontos.

Cada dono terá um banco especialmente feito para si e quer o volante quer os pedais podem ser regulados para garantir a melhor posição de condução possível. Mas tudo isto tem um preço, mais concretamente 2,3 milhões de euros (antes de impostos), sendo que só serão construídas 10 unidades.

Em destaque